Neuras da Mamãe - Blog

Meu filho é ansioso ou tem Transtorno de Ansiedade na Infância?

O Transtorno de Ansiedade pode prejudicar a vida da criança causando impactos que tiram sua autonomia e paralisam suas ações e suas atividades do dia-a-dia.

Ansiedade é algo que atrapalha a vida de qualquer pessoa, trazendo um sofrimento e angústia que muitas vezes não temos controle, como por exemplo, a data de uma viagem que demora a chegar, pode parecer bobagem, mas essa espera pode causar uma agitação excessiva e fora do normal.

Muitas pessoas não sabem, mas o Transtorno de Ansiedade afeta de 4% a 6% das crianças, há um grande fator genético por trás disso, normalmente uma criança ansiosa tem pai ou mãe ansiosos ou algum outro parente de sangue próximo com histórico.

O que a Ansiedade gera em uma criança que faz com que se torne um transtorno?

Normalmente essas crianças são muito inseguras, medrosas, muitas vezes aparentam ser calmas, mas na verdade são crianças cheias de preocupações, tem dores de cabeça e dores na barriga, querem evitar situações que lhes causa desconforto, podem ter suor excessivo, palpitação, lábios secos, hipocondria (pensam muitas vezes que tem todas as doenças que vêm na televisão), hipervigilância, insônia, repetição de pensamentos, agitação motora e falta de ar, se seu filho tem esses sintomas provavelmente você está diante de um caso de Transtorno de Ansiedade.

É importante dizer que crianças com Transtorno de Ansiedade podem ter sintomas de pânico, podem ser agitadas e inquietas, principalmente em locais que lhe causam medo e insegurança.

A criança com Transtorno de Ansiedade tem mais dificuldades?

É muito importante identificar se a criança tem um Transtorno de Ansiedade, pois essas crianças podem apresentar dificuldades para dormir, problemas de relacionamento, parecer irritadas e inclusive mostrar-se depressivas, em casos mais graves a criança pode querer evitar o contato social buscando o isolamento. Crianças com Transtorno de Ansiedade tem maior probabilidade de evoluir para quadros depressivos, ao ficarem muito retraídas, isolamento e nesses casos é ainda mais urgente buscar ajuda médica e psicológica.

Você sabia que o Transtorno de Ansiedade na Infância pode ser confundido com TDAH?

É muito comum que o Transtorno de Ansiedade em crianças seja confundido com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois alguns de seus sintomas são muitos parecidos, as crianças com Transtorno de ansiedade, como já dissemos acima, apresentam agitação excessiva, seus sono prejudicado e pelos pensamentos repetitivos persistentes podem ter falta de foco atencional nas tarefas que devem realizar em seu dia-a-dia, os sintomas do transtorno de ansiedade muitas vezes prejudicam sua aprendizagem e tudo isso acaba sendo confundido com TDAH por profissionais menos familiarizados com o Transtorno de Ansiedade.

Qual é o tratamento que devo buscar para meu filho se ele estiver com Transtorno de Ansiedade?

Para esse tipo de transtorno é indicada a psicoterapia, de preferência de abordagem Cognitiva Comportamental, pois estas tem a eficácia comprovada cientificamente, é necessário também que os pais sejam preparados para lidar com o quadro apresentado pelo filho, isso normalmente é feito através da Orientação para Pais oferecida por psicólogos, o mais indicado é que seja feito pelo profissional que atende a criança, o acompanhamento médico também é indispensável, pois a maioria destes casos necessitam que seja ministrada medicação para que a criança volte a ter uma vida mais saudável, ser novamente sociável e funcional, pois muitas vezes o transtorno afeta o sono, a alimentação e até causar dores no corpo.

Este post tem 2 comentários

    1. Maria Carolina, assim como indicamos no texto o ideal é que sua filha faça psicoterapia e passe por avaliação psiquiátrica para saber se é necessário o uso de medicação ou não.

Deixe um comentário

14 + cinco =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde